Vidas ao Vento, "O vento esta aumentando, temos que tentar sobreviver"

 Ola GENTE!

 Essa semana tive a grande sorte de poder finalmente assistir essa animação, dirigido pelo mestre Hayao Miyazaki. O Tele Cine estava com sinal aberto, e no domingo a noite fui presenteada com essa maravilhosa surpresa.


 Vidas ao Vento (Kaze Tachinu no original) conta a vida de Jiro Horikoshi o projetista-chefe da equipe que criou os caças que foram de extrema importância para a invasão da China na Segunda Gerra Mundial. O filme começa com a infância de um garoto míope e sonhado que deseja criar aviões para dominar os céus.


 Seguindo seus sonhos Jiro parte para Tokyo para estudar, e no trem ele conhece a pequena Nahoko em meio a uma confusão gerada pelo vendo eles sitam a frase "O vento esta aumentando, temos que tentar sobreviver", a qual achei que marcou o filme. Quando eles estão chegando a cidade, acontece o grande terremoto de 1923 que gerou um incêndio destruindo quase toda a Tokyo, que é uma das cenas mais emocionantes e impactantes do filme.

 Temos alguns momentos tensos em meio ao caus da cidade em panico pelo terremoto, e Jiro acaba salvando a pequena Nahoko e a dama de companhia dela. Depois de um tempo ele tenta voltar para encontra ela mas descobre que o local aonde ela vivia foi destruído pelo incêndio, assim perdendo contato com ela. 

 Se passa alguns anos, Tokyo se ergue das cinzas, e o Japão esta na crise de 1929, e vemos Jiro começando a trabalhar como projetista de aeronaves. Então vemos os vários fracassos e como o Japão esta atrasado em tecnologia aérea, principalmente quando ele vai visitar a Alemanha, que já esta passando pelo inicio do domínio de Hitler.


 Quando ele esta de volta para o Japão ele encontra novamente com Nahoko em um hotel nas montanhas. Então temos inicio a um pequeno romance dentro do enrendo do filme. Muitos dizem que como foi fantasiado isso na vida de Jiro Horikoshi foi desnecessário, mas eu achei que deu um toque poético na animação.


 O filme vai ate Jiro construir o o caça "Zero" e fica subentendido a entrada do Japão na Segunda Guerra Mundial.

 Para a uma animação do Studio Ghibli tem uma temática muito seria, por se basear em fatos reais, mas isso é contornado pelos momentos de sonho que Jiro tem desde criança em alguns que ele conversa com o projetista de aeronaves italiano Caproni. Que tem um grande toque surreal. 


 Mesmo que tenha um tema pesado toda a animação tem um fluidez poética e bela, pode se notar os traços da animação que são quase iguais a "O Castelo Animado" e alguns coisas divertidas da animação do Studio Ghibli é os momentos que os personagens se emocional com algo, tipo um susto ou ficam muito felizes o cabelo e a roupa inflam, dando um toque fofo a imagem.

 Foi um filme que não foi bem aceito no Japão, primeiro por se tratar de uma época pré e inicio Segunda Guerra Mundias (que não é um tema muito abordado lá) e por falar sobre uma figura que não é muito bem vista, pois foi os caças projetados por ele que foram usados como os difamados Kamikazes. Por isso teve uma pequena bilheteria em comparação a outras animações de Hayao Miyazaki.

 Tenho que dizer que apesar de tudo, me emocionei com a historia dele e mesmo sondo tão fantasiada fiquei com aquela impressão de ser mais um figura que a história não fez juiz sobre sua vida e seus sonhos e o que ele queria com seus projeto, e acho que foi isso que Hayao Miyazaki tentou mostrar com a animação.

Trailer:


Fica a dica e até mais! 

Comentários

  1. Olá!
    Adorei seu blog =3
    Eu to doida pra ver esse filme mas ainda não arranjei tempo. Sinceramente, só dos traços dele parecerem com os do castelo animado já é ponto favorável *.*
    Pelo que li, acho que super compensa ver tanto pela história como pelas emoções que trás *.*
    ah! Já viu " Viagem para Agartha?" se não, assista, é lindo demais. Tem resenha lá no meu blog se quiserr saber mais =3

    Te acompanhando o/

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Você não sabe como de deixa feliz seu comentário!
      Li sua resenha no blog, já coloquei o na minha lista para ver depois!
      Também estou te seguindo!

      Ate mais!

      Excluir

Postar um comentário